Endodontia
A endodontia, além de eliminar os sintomas, salva e mantém o dente no seu devido local, evitando futuros gastos com implantes.
Agende sua Consulta!
Endodontia
A clínica geral odontológica é onde atua o dentista clínico geral, este profissional é capaz de atender a diversas demandas.
Esta área é muito importante dentro dos consultórios, afinal, os profissionais que nela atuam, precisam lidar com o paciente em um primeiro momento.
De modo geral, o dentista que atua como clínico geral, tende a atender casos mais genéricos, o que não diminui suas capacidades.
Quando o paciente apresenta sintomas, como dor de dente, cárie ou precisa passar por avaliação para tratamento de canal ou extração, provavelmente, este diagnóstico será feito por um dentista clínico geral.
Somente após essa avaliação e finalização do diagnóstico é que o paciente é encaminhado para outro especialista.
Na clínica geral, cabe ao dentista clínico geral estabilizar pacientes e prestar os atendimentos iniciais, cessando a dor ou amenizando sintomas. Além disso, também realiza e recomenda tratamentos com a finalidade de manter a saúde bucal dos pacientes.
O que é endodontia?
A endodontia, trata da saúde da parte interna do dente, que é a parte fundamental para que seu estes estejam saudáveis. Este ramo da odontologia, trata das doenças que afetam a parte interna dos dentes, bem como a raiz, os tecidos que a envolvem e a polpa.
De uma maneira mais simples de se entender, existe um tratamento bastante conhecido que é realizado pelos especialistas em endodontia, o tratamento de canal. Este procedimento trata da saúde da parte interna do dente, que é a parte fundamental para que seu sorriso esteja sempre saudável.
Uma explicação melhor:
endo significa interno/dentro e odontos, significa dente. Desta forma, todas as doenças relacionadas a parte interna do dente, deve ser tratada, principalmente por profissionais de endodontia.
O trabalho da endodontia faz com que os pacientes recuperem a saúde bucal e não haja necessidade de extrair os dentes afetados por cáries.
O tratamento de canal é o mais popular realizado nesta área, em sua maioria realizado por decorrência das cáries. No entanto, cabe apenas ao especialista definir o que causou o dano na parte interna do dente.
Quando buscar ajuda profissional?
Quando estiver com sintomas como: fortes dores de dente, dor ao mastigar alimentos quentes ou gelados, possuir traumas na boca ou notar a presença de alguma “bolinha” na gengiva.
Na endodontia também são realizados:
– Tratamentos de traumas dentários;
– Cirurgias nos tecidos e cavidades da polpa;
– Procedimentos que conservem a vitalidade de parte interna dos dentes;
– Cirurgias paraendodônticas;
Como é feito o tratamento de canal?
O tratamento de canal é necessário quando as cáries se proliferam na parte interna do dente, espalhando bactérias no local. Por isso, a dor e a sensibilidade no local são sintomas comuns.
O dentista precisará retirar a polpa (parte interna) do dente, fazer a limpeza do local, eliminando as cáries e bactérias que ali estavam. Por fim, é necessário preencher a parte interna do dente com um material restaurador e realizar a modelagem do mesmo.
Este é um dos tratamentos mais temidos no consultório, no entanto, todo este medo é baseado apenas em mitos ou em poucas experiências ruins de alguns pacientes com alguns profissionais desqualificados.
Muitos temem a dor e a demora do procedimento, porém, o procedimento é feito sob anestesia, desta forma, o paciente não sente dores. Inclusive, caso necessário, o dentista recomendará medicamentos para evitar a dor após as sessões.
O tratamento também não é demorado, e em grande parte das vezes, é iniciado e finalizado em somente uma visita ao consultório. Obviamente que, cada caso é único, mas via de regra, não costuma ser um processo longo.
Tenha certeza que o profissional em endodontia fará o melhor para recuperar a saúde do seu dente e evitar problemas futuros, mas cabe ao paciente seguir as recomendações à risca.
Se o caso for mais complexo e o endodontista não conseguir finalizar o tratamento em uma só sessão, ele pode utilizar uma restauração temporária para proteger o dente. Em alguns casos, para manter a aparência natural do dente, o profissional pode fazer uso de uma coroa de porcelana após finalizar o processo.
Para evitar sofrer com cáries e outras doenças bucais, não deixe sua saúde bucal de lado, visite o consultório odontológico pelo menos a cada 6 meses.
A Doutora Joana Moreno, pode te ajudar a ter o seu sorriso de volta, basta agendar sua avaliação através dos telefones: (21) 3620-3132 (Consultório) ou (21) 97900-0800 (WhatsApp).
Siga nossas redes sociais:
Com a palavra os nossos queridos pacientes!
